Uma gestação, planejada ou não, é um momento de muitas descobertas, dúvidas, inseguranças, expectativas, sonhos e preocupações com o melhor para o bebê que está a caminho!

A gestante deve iniciar o pré-natal e cuidados com a saúde materno infantil o quanto antes, para prevenir as possíveis complicações e poder desfrutar de uma gravidez saudável e prazerosa. Além de ir ao médico ginecologista e obstetra, ter o acompanhamento nutricional nessa fase tão importante da vida é investir na saúde e desenvolvimento do bebê e evitar problemas nutricionais no futuro. Já é comprovado que os hábitos alimentares dos bebês são formados desde a fase uterina e amamentação, portanto, a alimentação da mãe, como gestante e depois como lactante, é de extrema importância para as saúde de seu filho.
A alimentação saudável da grávida deve ser equilibrada, nutritiva, saborosa e com quantidades adequadas de energia, para não faltar nutrientes e nem causar aumento excessivo de peso. Na primeira consulta nutricional, realiza-se uma avaliação corporal, para se projetar um aumento de peso adequado durante toda a gestação. É muito importante nesse momento se conhecer os atuais hábitos alimentares da paciente, para ir os adequando e assim transformar a alimentação como aliada ao melhor desenvolvimento da gestação e saúde materno infantil.
O equilíbrio entre os principais nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e também entre os micronutrientes (vitaminas e minerais) é primeiro passo para uma alimentação saudável. Mas na gestação alguns desses nutrientes tem uma importância maior e devem ser consumidos em adequadas quantidades, além de combinados com outros, que irão aumentar sua absorção. É o exemplo do ferro, que deve ser consumido junto com a vitamina C, ou seja, feijão, couve, brócolis, beterraba, em conjunto com frutas cítricas. A qualidade dos nutrientes também deve ser muito levada em conta, como os carboidratos devem ser integrais, as gorduras devem ser principalmente as mono e poliinsaturadas, vindas dos peixes, azeite de oliva estra virgem, castanhas e grãos integrais.
O cálcio é super importante na gestação, tanto para o bebê quanto para a mãe, e sua absorção também irá depender da combinação dos alimentos ao longo das refeições, além da exposição solar, que é a maior fonte de vitamina D, responsável pela fixação do cálcio.
A gestação é um momento lindo, mas de muitos cuidados, que devem estar sempre focados na saúde física e também emocional da mãe, portanto, o equilíbrio e o bom senso nas escolhas alimentares são o melhor caminho para uma gravidez saudável!