top of page
Buscar

Granola caseira: receita e benefícios do consumo

Foto do escritor: Samanta MunhozSamanta Munhoz

​A granola é uma delícia e super saudável! Por ter essa super combinação de sabor com saúde, faz tamanho sucesso! Mas você sabia que a maioria das granolas industrializadas que encontramos nos mercados são cheias de açúcares e conservantes? Então, o tão saudável alimento, passa a ser uma "guloseima disfarçada". Mas não pode-se generalizar, tem muita granola saudável à venda, só que fazer ela em casa é também uma ótima opção, a melhor de todas!!

Quem começa a comer granola caseira, cria o hábito e sempre quer! Até porque se tem a facilidade de variar os ingredientes e dar novos sabores à preparação. Abaixo segue a receita de uma das granolas que mais costumo fazer e preparei nesse final de ano como mimo de natal para meus pacientes.

Ingredientes:

- Aveia laminada em flocos grossos (2 xíc.)

- Flocos de milho natural (2 xíc.)

- Flocos de arroz (1 xíc.)

- Quinua em grãos (1/2 xíc.)

- Linhaça em sementes (1/2 xíc.)

- Gergelim em grãos (1/2 xíc.)

- Melado (3 col. sopa)

- Cacau em pó (2 col. sopa)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, menos o melado, numa tigela e passe para uma assadeira. Por cima, coloque o melado. Leve ao forno em fogo baixo, com 10 minutos de forno, quando o melado estiver derretido, mexa bem e volte para o forno por mais 10 minutos. Se ela estiver começando a ficar torrada, está pronta. Retire do forno e deixe esfriar, ela sai ainda amolecida e quando fria, fica super crocante. Veja baixo na imagem, que linda!!

Granola caseira

Ficou com vontade? Prepare você também a sua própria granola em casa! Quer saber todos os benefícios de incluí-la na sua alimentação? Não faltam motivos. São eles:

- Fonte de energia para iniciar o dia com disposição.

- Grande fonte de fibras, que auxiliam no controle da glicose sanguínea e níveis de colesterol, além de ajudar no funcionamento do intestino (quando aliado ao consumo de água) e na saciedade, evitando o consumo exagerado de outros alimentos e por consequência, ajudar na manutenção e/ou redução de peso.

- Fonte de gorduras boas, como ômega 3 e 6.

- Fonte de proteínas, principalmente pela quinua, que atua no fortalecimento muscular.

- Fonte de cálcio, pelo gergelim e pela quinua, ajudando da manutenção e recuperação da massa óssea.

Agora que você já sabe dos tantos benefícios do consumo da granola e já tens a receita em mãos, boa cozinhaterapia! Depois de pronta, consuma com frutas picadas, iogurte ou leite, são ótima combinações de sabor e de nutrientes!! Aproveite!

 
 
 
Citrus
bottom of page