
Quantas crianças que você conhece se alimentam mal? Quantas delas estão acima do peso, comem se distraindo com telas e são viciadas em doces e refrigerantes? Essa é a realidade da maioria das crianças da atualidade.
Mas e os pais, como estão? Muitas vezes, da mesma forma! Isso em função da correria de trabalho, do stress que toma conta, das mil atividades e papéis exercidos, como profissionais, no lar, na família e socialmente. Sendo assim, as famílias estão, em sua maioria, vivendo realidades com muitas tarefas e pouco tempo para realizar tudo!
Então, de que forma aliar hábitos saudáveis com essas rotinas mais que comprometidas? Se organizando! Com planejamento e organização, com divisão de tarefas e trabalho em equipe (ou melhor, em família!) tudo é possível!! Enquanto um fica responsável pelas compras, o outro cuida da horta, o outro arruma a mesa... E todos podem cozinhar juntos! Cada um fazendo um pouco, todos juntos fazem muito!!
Educação nutricional começa em casa. Ensino sobre nutrição e alimentação saudável são assuntos que devem ser abordados com as crianças desde cedo, fazendo parte da educação como um todo. E sobre o ensinar dando o exemplo, nessa parte não poderia ser diferente! Hábitos alimentares são melhores compreendidos pelas crianças quando elas vêem o bom exemplo. Então, faça as refeições junto dos seus filhos, tenham bons momentos em família sentados à mesa e, desfrutem de alimentos saudáveis e saborosos, temperados com o amor e carinho de cada um!
E sobre a manutenção dos bons hábitos? Eles deve fazer parte da rotina, depois de bem inseridos, são melhores seguidos. E é assim que se previnem as doenças no futuro, cuidando hoje!!