O leite materno é o melhor alimento do mundo e é o único que o bebê precisa até os seis meses de vida, por isso que se chama de amamentação exclusiva. É muito importante ter claro que o leite materno nunca é fraco, ou seja, seu leite é forte sim! Ele é o suficiente para alimentar e nutrir adequadamente seu bebê!

A oferta de chás e água é desnecessária, e pode prejudicar a sucção do bebê, fazendo com que mame menos leite materno, pois o volume dos líquidos irá substituí-lo. Inclusive, chás e outros líquidos podem representar um meio de contaminação que pode aumentar o risco de doenças, além de que a oferta destes líquidos em mamadeiras faz com que o bebê engula mais ar, propiciando desconforto abdominal pela formação de gases e, consequentemente, cólicas no bebê.
Sempre é preciso lembrar que ao se oferecer outros líquidos, além de prejudicar nutricionalmente o bebê, tem a questão de que as mamadeiras possuem formatos, anatomias e bicos muito diferentes da mama, por mais que tentem se aproximar disso. Portanto, o bebê fica muito confuso na hora de mamar ao peito, já que os movimentos da língua são totalmente inversos na amamentação e sucção da mamadeira. Isso dificulta a pega correta da mama e prejudica o sucesso da amamentação.
A pega errada pode prejudicar o esvaziamento da mama, impedindo que o bebê consiga mamar o “leite posterior” (final da mamada), que é rico em gorduras e calorias o suficiente para o crescimento e ganho de peso adequado do bebê, além de que com a pega errada o bebê mama apenas o "leite anterior" (início da mamada), diminuindo a saciedade e diminuindo o tempo entre as mamadas.
Se as mamas não são esvaziadas de modo adequado, pode ocorrer o ingurgitamento mamário, diminuindo a produção de leite. O tempo de esvaziamento da mama depende de cada bebê, mas o importante é perceber que a mama desinchou!
Ao mamar, o bebê está desenvolvendo e estimulando sua estrutura oral, como língua, lábios, bochechas, ossos e músculos da face, o que será muito importante para a mastigação e a fala no futuro.
A amamentação é um excelente aliado da mãe na recuperação de seu peso normal, pois produzir leite gasta energia.
Os principais fatores que estimulam a produção de leite materno são:
A sucção do bebê;
O consumo de líquidos da nutriz, principalmente água;
Tranquilidade da nutriz com controle de stress e confiança no sucesso da amamentação;
Apoio emocional e incentivo da família na amamentação.
Relaxe e desfrute das sensações que sentirá ao amamentar, uma vez que a tensão e a ansiedade só servirão para inibir o reflexo natural de “descida do leite”, responsável pela liberação do leite.