top of page
Buscar

Nutrição na Amamentação

Foto do escritor: Samanta MunhozSamanta Munhoz

Olá mamães! Mais um assunto especialmente para vocês, já que estamos na semana especial das mães... Quero trazer algumas questões sobre a nutrição na amamentação!


Conforme comentei ontem no assunto de nutrição na gestação, desde o útero o bebê já experimenta os sabores da alimentação materna, através do líquido amniótico, vindo a influenciar nas preferências alimentares no futuro. E através do leite materno (LM) acontece o mesmo, o bebê também percebe os sabores do leite conforme a alimentação materna, contribuindo para maior preferência por estes alimentos sólidos na introdução alimentar. O mesmo não acorre com o leite artificial, que apresenta sempre o mesmo sabor!


O LM é o único leite que contém anticorpos e outras substâncias que protegem a crianças de infecções comuns enquanto ela estiver sendo amamentada, como diarreias, infecções respiratórias, infecções de ouvido e outras.


Não há evidências de que determinados alimentos aumentam a produção do leite. No entanto, a mãe que amamenta deve ter hábitos alimentares saudáveis, o que é bom para ela e para o bebê. Para sua própria saúde, é importante que ela tenha uma alimentação variada, equilibrada, coma quando tiver fome e evite dietas restritivas, pois a mãe que amamenta precisa comer até 500 calorias a mais para conseguir manter seu estado nutricional e compensar a energia gasta para produção do leite. Por isso ela costuma ter o seu apetite aumentado!


A princípio, não há nada que a mulher não possa comer durante a fase de amamentação, dentro de um equilíbrio saudável. Mas alguns alimentos, por possuírem estimulantes que podem passar para o leite, devem ser evitados ou consumidos com moderação, como café, chás com cafeína, chocolate, chimarrão e refrigerantes.


A pouca produção de leite pode ser um dos desafios que a mãe enfrenta e se questiona sobre sua alimentação estar relacionada a isso, mas na maioria dos casos é apenas uma percepção da mãe relacionada à insegurança sobre sua capacidade de amamentar. Além disso, as crenças e os tabus influenciam em todo o processo da amamentação, principalmente quando pensamos em alimentação materna.


Consuma muita água, mais de 3 litros ao dia, amamente sob livre demanda e desfrute com prazer desses momentos maravilhosos da amamentação! Nada pode nutrir mais você e seu bebê do que isso!


Eu fiz amamentação exclusiva até os 6 meses da minha filha e sigo amamentando ela até agora, com um ano, e desejo que todas mulheres possam te essa experiência. Precisando de ajuda, conte comigo!


Abraços,

Samanta Munhoz.


 
 
 

Commentaires


Citrus
bottom of page