Quais são as práticas que podem facilitar a amamentação? 🤱
✅ Cuidar da saúde da mulher. A saúde física e mental é muito importante, e cuidar dela é fundamental. Isso envolve:
➡️ O cuidado com a alimentação, dando preferência a alimentos in natura e minimamente processados, conforme o recomendado pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. Não existe comprovação de que alguma comida ou bebida aumente ou diminua a produção de leite materno, assim como que possa causar cólicas no bebê. Como a mulher costuma sentir mais sede durante a amamentação, é importante beber água regularmente e com frequência.
➡️ Outra questão que influencia na produção de leite da mulher é o descanso: para que a mulher consiga descansar, é preciso dividir os cuidados com o bebê, responsabilidades com as outras crianças da família (se houver) e as tarefas domésticas, inclusive aquelas relacionadas com a alimentação.
✅ Ter uma rede de apoio❗️Ter apoio para dividir as tarefas e responsabilidades pode facilitar a amamentação. Ninguém pode amamentar pela mãe, mas isso não impede a participação de outras pessoas na amamentação, apoiando-a, não só em relação aos cuidados com as crianças da casa, mas em outras situações e necessidades do cotidiano, como dividir as tarefas domésticas e acompanhar a mulher às consultas ou conversar com ela num momento de angústia ou estresse. Nesse momento, é fundamental a participação do pai, dos avós e membros da família e de toda a rede de relacionamentos, incluindo amigos, colegas de trabalho ou aula.
A campanha desse ano é justamente a questão de que a amamentação é uma responsabilidade de todos! Juntos, apoiando as mães, as chances do aleitamento materno acontecer ficam muito grandes! 💛
Abraços,
Samanta Munhoz - CRN2 9541
Nutricionista Materno Infantil
Consultora em Amamentação
Comments