Hoje a Bianca terminou o jantar assim, toda lambuzada, como geralmente acontece! E daí resolvi vir compartilhar aqui com vocês um pouco mais sobre esse período da introdução alimentar, em que cada criança tem seu próprio ritmo, características e vontades, que devem ser respeitadas. Para quem nos acompanha desde o início da IA dela, viu que eu sempre caprichei nos pratinhos para eles estarem completos nutricionalmente e também sempre me preocupei em dar autonomia para ela participar ativamente das refeições. É sobre isso que quero falar um pouco mais hoje!

Sabia que a introdução alimentar é apenas um treino para o bebê conhecer, brincar, e experimentar os alimentos? Se ele não comer na primeira semana e só quiser explorar o alimento, está tudo bem, pois cada bebê é único e tem seu próprio ritmo.
O momento da refeição é repleto de experiências sensoriais complexas como cheiros, texturas, sabores, assim como auditivas e visuais.
Valorize o MOMENTO da refeição, é aprendizado puro.
Lembre-se sempre: se o bebê leva um tempo para começar a andar e falar, por que tanta pressa para ele começar a comer? Deixe ele seguir o seu ritmo e desfrutem desses momentos de tantos aprendizados e descobertas juntos!
E busque ajuda profissional na introdução alimentar, a prevenção de doenças começa cedo, nessa importante janela dos primeiros mil dias de vida! 🥰
Abraços,
Samanta Munhoz
Nutricionista Materno Infantil
Comments