Um lindo sábado de véspera de dia das mães à todas!
Continuando esse especial de assuntos para vocês, hoje venho falar sobre as mães que amamentam e trabalham!
Qual a idade dos seus bebês quando vocês voltaram ao trabalho? Isso varia muito, conforme a realidade de cada uma! Tem as que desfrutam de uma licença-maternidade como funcionárias por 4 meses, outras que juntam com as férias e mais benefícios chegando além dos 6 meses, e ainda outras que como empresárias ou autônomas se afastam por poucos dias ou semanas no máximo. Essa decisão é muito particular, depende do tipo de trabalho, vínculo com a empresa e clientes que cada uma tem, além da estrutura familiar e planejamento feito pré-gestação.
Eu venho aqui trazer informações e abrir o assunto com vocês para que todas pensem sobre amamentar, mesmo quando a ausência devido ao trabalho se faz presente, independente da idade do bebê.
Os fatores que facilitam o aleitamento materno são diversos, não dependem apenas da vontade da mãe, assim como abordei um pouco ontem no assunto de nutrição na amamentação, mas com apoio e ajuda podem ser bem conduzidos.
Então, quero ressaltar para vocês que a mãe que amamenta e está voltando ao trabalho não precisa ficar ansiosa quanto à alimentação do bebê, ela pode continuar amamentando, independentemente se for se forma exclusiva ou não, por muito tempo ainda e se adaptar à essa nova rotina!
Para aquelas que retornam ao trabalho após os 6 meses do bebê, claro que facilita o aleitamento materno exclusivo (AME) até essa idade, conforme o recomendado. Mas para aquelas que voltam ao trabalho após poucos meses do bebê, é possível manter o AME através do estoque de leite materno (começando a colhê-lo 15 dias antes do retorno ao trabalho, já que é essa a validade do leite materno congelado), o que garantirá volume suficiente, sem desperdício, para atender as necessidades da criança.
Com esse propósito, a mulher deve fazer da seguinte forma: sempre que o seio estiver cheio e não existir a possibilidade de oferecê-lo ao bebê, deve retirar o leite (de forma manual ou com a máquina de extração), assim esvaziando as mamas para maior conforto e ainda contribuindo ao estímulo da produção de leite.
Como nutricionista materno infantil e também mamãe da Bianca que mamou de forma exclusiva até os 6 meses e já está com um ano ainda em amamentação, quero incentivar vocês ao AME por meio ano, que antes de introduzir a fórmula infantil vocês tentem fazer o estoque de LM e principalmente, quero incentivar vocês à introdução alimentar aos 6 meses de vida, não antes!
Parem para refletir sobre os motivos que estão levando vocês a quererem oferecer os alimentos sólidos aos seus filhos antes dos 6 meses... Mesmo que eles não estejam mais em AME e sim recebendo a fórmula infantil, sabiam que o bebê fica maduro o suficiente somente próximo aos 6 meses para se sentar e desfrutar dos alimentos sólidos? A introdução alimentar é o momento de apresentar os alimentos ao bebê, deixe ele explorar bem e curtir essa fase, com a maturidade que ela exige!
Quer deixar sua opinião ou mostra à alguma mamãe para conversarmos mais sobre o assunto? Fique à vontade!
Abraços,
Samanta Munhoz.
#mae #semanasdasmaes #diadasmaes #maternidade #gestante #gravida #gravidez #gestacaosaudavel#nutricaomaternoinfantil #mildias #janeladeoportunidades #alimentacaonaamamentacao #amamentacao #aleitamentomaterno #ame #leitematerno #consultoriaemamamentacao #saudematernoinfantil #bebe #maeebebe#prevencaodedoencas #obesidadeinfantojuvenil #seletividadealimentar #dificuldadesalimentaresnainfancia#infanciasaudavel #alimentação #alimentaçãosaudável #gravidezsaudável #alimentaçãonagestação #nutrientes
Bình luận