Você conhece a importância da criança explorar a textura, além do sabor dos alimentos na ia? A alimentacaocomplementar deve ser espessa desde o início, ficando firme e não aguada, caindo da colher! É bom começar com consistência pastosa (papas/purês), passando para pequenos pedaços e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar na mesma da família, respeitando o desenvolvimento da criança. 🍎🍌🍓🍍

No momento da alimentação, o bebê pode receber os alimentos amassados oferecidos na colher, mas também deve experimentar com as mãos! 🥄🤚Somente assim que ele irá explorar as diferentes texturas dos alimentos como parte natural de seu aprendizado sensório motor. Deve-se estimular a interação com a comida, evoluindo de acordo com seu tempo de desenvolvimento!
E você sabe por que deve evitar os alimentos muito diluídos com água? 💦 Pois eles tem baixa densidade energética, ou seja, poucas calorias concentradas. E na IA o bebê tem o estômago pequeno, precisando ser preenchido com alimentos de densidade calórica adequada. Além disso, crianças que não recebem alimentos em pedaços até os 10 meses apresentam, posteriormente, maior dificuldade de aceitação de alimentos sólidos! ❌
A queixa de recusa alimentar é muito frequente no segundo ano de vida, quando a velocidade de crescimento diminui bastante em relação ao primeiro ano e, consequentemente diminuem também as necessidades nutricionais e o apetite. Nesta idade, a criança está naturalmente no processo de neofobia. Por isso, as crianças devem ser estimuladas a comer vários alimentos, com diferentes gostos, cores, consistência, temperaturas e texturas explorando-se as suas curiosidades e fantasias. Para isto a paciência, a criatividade e a persistência são as principais operadoras, nunca forçar, ameaçar ou associar eventos negativos ao ato de comer. Também não se deve premiar com ofertas extras ao alimento que está sendo oferecido a fim de se conseguir a confiança da criança no que ela gosta e não reforçar o comportamento de recusa alimentar (neofolbia).
Gostou dessas dicas? Eu sempre procurei e procuro fazer assim com a Bianca, conforme a SPB orienta no manual de alimentação.
Abraços,
Samanta Munhoz - CRN2 9541
Nutricionista Materno Infantil
Consultora em Amamentação
Comentarios