
Sim, os pedacinhos devem fazer parte da alimentação do bebê mesmo antes de ele ter dentes! ✨
Se você quer oferecer a comida com a consistência adequada, veja essa imagem do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos do Ministério da Saúde.
No início, a comida pode ser amassada com o garfo. Em seguida, evolui para alimentos picados em pedaços pequenos, raspados ou desfiados, para que a criança aprenda a mastigá-los. 👅 🦷
Além disso ,este avanço é essencial para o desenvolvimento facial e muscular dos bebês. Assim, o incentivo no momento certo acaba acarretando benefícios positivos futuros para a arcada dentária também! 😁
Não ofereça preparações líquidas e nem use liquidificador, mixer ou peneira. ❌ Se a criança continuar com a consistência líquida, terá dificuldade em aceitar alimentos mais sólidos no futuro, podendo apresentar engasgo e ânsia de vômito.
A nutrição infantil e a odontopediatria estão muito mais conectadas do que você imagina, por isso que estamos trazendo aqui conteúdos para mostrar todos os benefícios ao se investir na saúde nutricional e bucal juntas!
Abraços,
Samanta Munhoz - Nutricionista Materno Infantil
Maitê Munhoz Scherer - Odontopediatra
Comments